Como saber se o Marketing de Influência é ideal pra sua empresa

Publicado por Bia Vieira em

Você já deve ter percebido que só se fala em influenciadores atualmente, né? Eles são notícia na mídia, tema de palestra em eventos e motivo de debate em grupos de marketing.

Por isso, várias marcas estão investindo neles — muitas vezes sem saber muito bem por onde começar ou se realmente vale a pena. Elas simplesmente fazem porque todos estão fazendo, sabe?

E você, já parou pra pensar se o Marketing de Influência é ideal pra sua empresa? Não seja mais uma maria-vai-com-as-outras! Antes de trabalhar com influenciadores, avalie se vale a pena pra sua empresa.

Nós vamos te ajudar a pensar nisso agora. Veja algumas perguntas pra você se fazer antes de investir no Marketing de Influência:

O que você sabe sobre os influenciadores?

Primeiramente, pra começar a investir em influenciadores, você precisa conhecê-los. Se você acha que influenciador é quem publica uns videozinhos engraçados no YouTube, volte algumas casas no tabuleiro.

Ser um influenciador já é uma profissão pra muita gente. A atividade envolve muito mais do que ser engraçadinho na web. Influenciadores profissionais investem em qualidade, trabalham com planejamento, estudam o público e ralam muito pra produzir conteúdos e interagir com os seguidores.

Por isso, valorize o trabalho deles. Assim, você irá estabelecer boas parcerias, com preços justos, relacionamentos positivos e resultados eficientes.

Como está o marketing digital da sua empresa?

Se a sua marca sequer tem um site, volte mais algumas casas no tabuleiro antes de investir em influenciadores. O Marketing de Influência só vai funcionar pra sua empresa se você já tiver alguma maturidade no marketing digital.

Isso significa não apenas ter um site, mas compreender a linguagem digital, saber usar as ferramentas e os canais e, principalmente, entender o papel dos influenciadores nesse universo da web.

Dessa forma, as estratégias têm resultados muito mais eficientes, pois você consegue aproveitar os conteúdos e a imagem do influenciador em outras frentes do marketing.

Qual o mercado de atuação da sua empresa?

Tem gente falando sobre tudo que é assunto na internet: moda, artesanato, decoração, finanças, idiomas, fitness, pets e muito mais. Mas será que existem influenciadores no ramo da indústria do aço, por exemplo?

O que queremos dizer é que existem mercados que não encontram ressonância na web. Talvez porque sejam muito específicos, ou porque o público não consome muitos conteúdos na web, ou simplesmente porque não existe nenhum influenciador relevante na área.

Então, vale a pena avaliar o seu ramo de atuação antes de pensar em Marketing de Influência. Não vai cair na cilada de fazer parceria com um influenciador que não tem nada a ver com o seu mercado, ok?

Quais são seus objetivos de marketing?

Os influenciadores podem ajudar as empresas a atingir diversas metas. Se a empresa quer melhorar o alcance da marca, a imagem, o engajamento com o público ou o posicionamento no Google, ela pode contar com o Marketing de Influência.

Mas, por exemplo, se a empresa deseja se comunicar com um público tradicional, que costuma consumir conteúdos na TV, talvez os influenciadores não sejam o melhor meio.

Ou seja, pra saber se o Marketing de Influência é ideal pra sua empresa, você deve olhar pro seu objetivo de marketing e pro seu público, e avaliar se os influenciadores podem ajudar você a atingi-los.

Então, depois de pensar nessas perguntas, você acha que o Marketing de Influência vale a pena pra você? Se acha que sim, saiba agora quais são os principais benefícios que os influenciadores podem trazer pra sua marca!

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